segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nem que seja para falar da chuva

Criamos um blog para que todos se manifestem. Falem, falar faz bem, nem que seja da chuva, que, mais uma vez, atormenta a vida dos catarinenses. Esta semana teremos mais um belo texto em nossa página, escrito pelo Marcos Sanseverino. As aulas de nossos professores são verdadeiros tratados de pedagogia.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Novo Texto

Pessoal,

Indico a leitura de um novo texto do Ciro incluído na página:

http://www.oficinasdojogo.org/TextoMorteOficinas.html

Um abraço

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Olá pessoal. Vamos escrever mais no blog? Hoje tem reunião. Vamos falar sobre a visita das professoras do Colégio Dom Pedro II. E podemos continuar estudando Wallon, além de ouvir as experiências dos colegas. Temos que incrementar a página.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Brinquedos cantados

Pitágoras, dizem, desenvolveu boa parte da matemática que conhecemos para compreender melhor o universo. Ele via o universo como música e a matemática seria uma maneira de compreender essa música.
Crianças nunca deveriam deixar de receber, na educação escolar, música, teatro, dança, brincadeiras. Não deveriam ser confinadas como bois de engorda, mas estimuladas a criar, dançando, cantando... Está na hora de alguns de nós pesquisarem as brincadeiras cantadas.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Brinquedos Cantados

Os brinquedos cantados são uma ferramenta muito dinâmica e atraente para trabalhar com a Educação Infantil. Percebo que as aulas que incluem música, brincadeiras de roda são muito atraentes para as crianças e possibilitam trabalhar com costumes da nossa cultura, a comunicação e a relação com o outro. São brincadeiras ativas, onde pode-se explorar a imitação, o faz-de-conta ou mesmo construir movimentos com as crianças.

Esta monografia que encontrei pesquisando sobre o assunto, faz a relação entre o brinquedo cantado a cada estágio de desenvolvimento das crianças: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/artigos_teses/EDUCACAO_FISICA/monografia/Brinquedos-cantados-na-psicomotricidade.pdf


Nesta matéria da revista Nova Escola também está disponível algumas letras de músicas:

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/garotada-entra-ritmo-dancas-roda-422968.shtml


Outros trabalhos que já estou utilizando nas aulas são de autores como Bia Bedran http://cantoencanto.blogspot.com/2006/11/bia-bedran-1980-bloco-da-palhoa.html e o grupo Palavra Cantada.


"É BOM CANTAR"(Bia Bedran)
É bom cantar, é bom ouvir

É bom pensar, é bom sentir

Olhar as coisas ao redor, pra crescer muito melhor

Viajar dentro de si, pra poder se descobrir

sábado, 5 de setembro de 2009

Vamos acordar

Ei pessoal, vamos acordar. Será que não temos um tempinho para colocar alguma coisa aqui no blog? Não precisa ser um texto gigante, bastam algumas linhas para todos se sentirem acolhidos, acompanhados, queridos.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Parabéns! Conseguiiiii.

Oficinas do jogo em nova etapa

Olá pessoal. Temos um canal de conversação agora no blog. São nove horas e cincoenta minutos do dia 1 de setembro de 2009. Quero lembrar a todos que o nome Oficinas do Jogo, assim como o nome anterior sugerido pelo Ciro "Fabrincando", quer dizer, em sua primeira parte "Oficinas", trabalho, e, na segunda parte "Jogo", ludicidade, prazer, brincadeira. A ideia é que a gente desenvolva uma pedagogia que integre, numa única ação, trabalho e lúdico. Brincando as crianças trabalham; trabalhando, as crianças brincam. E por que não aprender brincando? Quando as pessoas vão para a escola, estar na escola fazendo os deveres escolares corresponde a trabalhar. Se os alunos vão à aula de Educação Física, vão, portanto, fazer seus deveres, vão trabalhar. Da maneira como ensinamos, com beleza de material, de cenário, com jogos, nossos alunos continuarão trabalhando, mas nem perceberão muito isso, porque estarão, também, brincando.